Tailândia começa operação para resgatar garotos presos em caverna inundada

Os garotos e o técnico ficaram presos quando foram explorar a caverna após um treino de futebol em 23 de junho.

O caminho para a saída é considerado complicado por causa das curvas em passagens estreitas e inundadas (CNN)

A Tailândia iniciou a operação para resgatar os 12 garotos e o técnico do time de futebol que vão precisar mergulhar para sair da caverna inundada na província de Chiang Rai, onde eles estão presos há mais de duas semanas.

Publicidade

O governador da província, Narongsak Osatanakorn, disse que 13 mergulhadores, incluindo estrangeiros e tailandeses, estavam fazendo parte da equipe de resgate e que cada garoto será acompanhado de dois mergulhadores enquanto eles são retirados da caverna gradualmente. A operação teve início às 10h (horário local) e, segundo o governador, levaria pelo menos cerca de 11 horas para a primeira pessoa ser resgatada.

A única maneira de trazê-los para fora da caverna Tham Nang Non na província de Chiang Rai é navegar por passagens escuras e apertadas com águas turvas e fortes correntes, assim como oxigênio reduzido. Um ex-mergulhador tailandês, que se voluntariou para o resgate, desmaiou fazendo o trajeto na sexta-feira (6) e morreu.

Mapa da rede de caverna (Google Earth e Escritório Regional do Governo)

Especialistas experientes em resgate em cavernas consideram uma escapada submarina um último recurso, principalmente com pessoas não treinadas em mergulho, como os garotos. O caminho para a saída é considerado complicado por causa das curvas em passagens estreitas e inundadas.

Contudo, o governador que supervisiona a missão disse anteriormente que o clima ameno e queda nos níveis de água nos últimos dias haviam criado ótimas condições para uma evacuação submarina, a qual não vai durar se chover novamente.

Antes de anunciar que o resgate estava em curso, autoridades ordenaram à mídia em massa de todo o mundo que seu reuniu na área da caverna que saísse do local.

Os garotos, com idades entre 11 e 16 anos, e o técnico, de 25, ficaram presos quando foram explorar a caverna após um treino de futebol em 23 de junho. As inundações ocasionadas por monções eliminaram a escapatória deles e impediram que equipes de resgate os encontrassem por quase 10 dias.

Fonte: Asahi, AP
Imagem: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo instala centro de resposta a desastres na emergência

Publicado em 8 de julho de 2018, em Informações

Em razão das consequências da chuva intensa e intermitente desde quinta-feira, o governo instalou um centro de resposta a desastres na situação de emergência.

Resgate das pessoas no segundo andar do hospital inundado e cheia do rio, ambos em Kurashiki, Okayama (Sankei)

Às 8h deste domingo (8) o primeiro-ministro Shinzo Abe convocou ministros e demais autoridades do governo para a instalação do centro de resposta a desastres na emergência.

Publicidade

Foi a primeira reunião da sede central de resposta onde Abe deu as ordens. “Atendendo às mudanças da situação, de modo a melhorar a prontidão das forças de resgate de forma flexível, desejo que continuem com força total nos resgates para salvar as vidas e encaminhar as pessoas para os abrigos”, disse na abertura.

Abe convocou ministros e diretores das agências do governo para instalação do centro de respostas a desastre, em situação de emergência (JNN)

As atividades de socorro estão sendo realizadas com uma tropa de 54 mil integrantes. Considera reforçar ainda mais dependendo da situação.

“Continuarei nos esforços integrados com os ministérios e agências do governo para os levantamentos da situação dos danos”, declarou Yoshihide Suga, secretário-chefe de gabinete, logo após a reunião, em relação à postura do governo diante da recuperação dos locais atingidos.

Itsunori Onodera, ministro da defesa, também se pronunciou informando que 2,3 mil integrantes da Força de Autodefesa já estão em atividade nas áreas afetadas. Eles vêm auxiliando nas atividades de resgate das vítimas desaparecidas nos locais isolados.  

Ministro Onodera com a Força da Defesa Civil em ação e preocupação em levar água para a população das áreas afetadas (NHK)

Além deles mais 21 mil integrantes estão preparados para a integração imediatamente, para o suporte ao cotidiano das vítimas. “Há cortes no abastecimento de água, por isso, quando as chuvas cessarem e esquentar, estamos preparados para dar suporte vital com fornecimento de água e banho para as populações das regiões afetadas”, declarou.

A instalação do centro de resposta a desastres na emergência pelo governo ocorrida anteriormente foi quando da ocorrência do terremoto de Kumamoto em abril de 2016.

Fontes e fotos: JNN, Sankei e NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!