Iranianos protestam contra prisão de jovem que publicou vídeos de dança no Instagram

A conta da jovem no Instagram foi bloqueada, mas seus vídeos se espalharam e foram repostados por ativistas que protestam contra sua prisão.

Maedeh Hojabri, de 18 anos, postou vários vídeos de dança em sua popular conta no Instagram (Twitter)

Uma jovem foi presa na semana passada no Irã por postar na mídia social vídeos em que ela aparece dançando.

Publicidade

Maedeh Hojabri, de 18 anos, havia postado vários vídeos de sua dança em sua popular conta no Instagram, feitos em seu quarto, ao som de música iraniana e ocidental.

A conta de Hojabri foi bloqueada, mas seus vídeos se espalharam e foram repostados por ativistas que estão protestando contra sua detenção.

A prisão da jovem também levou a um protesto de suporte de iranianos comuns que postaram vídeos online deles mesmos dançando, em solidariedade.

Após a prisão, uma entrevista com Hojabri foi transmitida em uma rede de televisão estatal iraniana onde ela admitiu saber que tais vídeos eram proibidos, de acordo com a Islamic Republic News Agency. Não ficou claro se sua declaração foi forçada.

A detenção de Hojabri é a mais recente de uma mulher que viola os rigorosos códigos sociais do Irã. Em fevereiro, dezenas de iranianas foram parar na cadeia pelo envolvimento em protestos contra a lei do país relacionada ao uso do véu islâmico. Hojabri não usava véu em seus vídeos de dança.

Hojabri também não é a primeira pessoa a ser presa por dançar. Em 2014, seis pessoas foram presas por dançarem em um vídeo publicado no YouTube ao som da música “Happy” de Pharrell Williams.

Elas foram libertadas após grupos humanitários terem lançado uma campanha internacional contra a prisão delas. Williams mesmo manifestou seu apoio às dançarinas.

Fonte: CNN
Imagem: Twitter

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

População japonesa diminui pelo 9º ano consecutivo

Publicado em 12 de julho de 2018, em Sociedade

Somente seis das 47 províncias do Japão tiveram crescimento populacional.

A população japonesa em geral continua caindo, mas na capital, Tóquio os números continuam crescendo (imagem ilustrativa)

De acordo com o Ministério de Assuntos Internos, a população do Japão, a contar de 1º de janeiro deste ano, era de 125,2 milhões de pessoas, mas vem caindo desde 2009, quando atingiu o pico.

Publicidade

No ano passado houve 374 mil pessoas a menos, a maior queda desde 1968, quando a pesquisa teve início. O declínio atingiu sua margem mais alta pelo 4º ano consecutivo.

O número de nascimento no ano passado foi o mais baixo desde 1979, situando-se a 948 mil.

Somente seis das 47 províncias do Japão tiveram crescimento populacional – Tóquio, Saitama, Kanagawa e Chiba – na região Kanto, assim como Okinawa e Aichi.

Tóquio registrou um crescimento populacional de cerca de 70 mil, para mais de 13 milhões, sendo o 22º ano consecutivo de aumento.

Já a população de Hokkaido teve uma diminuição de 34.800 pessoas, a maior queda dentre as províncias pelo 6º  ano consecutivo.

Estrangeiros com residência no Japão somaram 2,49 milhões, o maior número desde 2013, quando o ministério começou a compilar tais dados.

Fonte: NHK
Imagem: Banco de imagens

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!