A província de Shiga e a prefeitura de Hikone decidiram fechar a praia para o uso das motos aquáticas. Apesar do incentivo de atividades no lago Biwa, ou Biwako em japonês, a prefeitura lamenta pelos usuários mal intencionados.
Muitas reclamações da vizinhança pelo mau comportamento dos usuários levou os órgãos a tomar essa decisão. Assim, a partir de 2 de agosto, a praia de Matsubara, na cidade de Hikone, passa a ficar fechada para a diversão com moto aquática.
Nas imediações da foz do Rio Yagura há terrenos da prefeitura, em um local de inclinação, os quais estão sendo usados como estacionamento sem permissão. A prefeitura pretende tornar o local proibido para entrada, até o final de setembro.
Há uma marina onde os usuários de moto aquática devem pagar para usar. No entanto, diversos blogs começaram a divulgar esse local, como ideal e gratuito.
Assim, em um dia no final de semana, cerca de 30 a 50 usuários de motos aquáticas aparecem por lá. A legislação local indica que devem navegar silenciosamente a 350 metros da costa, mas eles não vêm respeitando. Segundo os vizinhos, os barulhos começam logo cedo nos finais de semana.
Outro problema enfrentado pelas autoridades é a grande quantidade de lixo deixada por eles. Depois dos churrascos costumam deixar os objetos descartados por lá.
Foram realizadas diversas campanhas, em vão. Depois dessas ações não tiveram outra forma para coibir os mal educados, segundo os governos da província e da cidade.
Fonte e foto: Chunichi