*informações atualizadas às 09h50 de 14 de setembro de 2018
O operador do Aeroporto Internacional de Kansai, a principal porta de entrada para a área oeste do Japão, reabriu nesta sexta-feira (14) sua pista que ficou fechada por 10 dias em decorrência da inundação causada no início deste mês pelo forte tufão Jebi, o Nº21.
O aeroporto que fica na província de Osaka retomou 40 voos domésticos e 80 internacionais, equivalente a cerca de 30% do nível antes da passagem do tufão.
Quando o tufão Jebi tocou o solo no oeste do Japão em 4 de setembro, uma das duas pistas do aeroporto e um prédio do terminal ficaram inundados, enquanto um navio-tanque colidiu com a ponte que conecta o complexo aeroportuário com a ilha principal, danificando metade de suas faixas e isolando cerca de 8.000 pessoas no aeroporto em um ponto.
Desde então, o aeroporto foi reaberto, mas apenas parcialmente.
O operador do aeroporto espera continuar aumentando o número de voos constantemente, restaurando o tráfego em cerca de 50% do normal até a próxima quinta-feira (20).
Na próxima sexta-feira (21), o operador do aeroporto visa reabrir a parte norte do prédio do terminal inundado. No mesmo dia, serviços de trem na ponte que foi danificada também poderão ser retomados, se nenhum outro dano for encontrado, de acordo com a empresa ferroviária.
O aeroporto de Kansai tem atraído um crescente número de passageiros estrangeiros nos últimos anos, principalmente da China, Coreia do Sul e outros países do Sudeste Asiático.
Antes do desastre, a média de passageiros que usava o aeroporto era de aproximadamente 80.000 por dia.
Fonte: Mainichi Imagem: NHK