Apesar de uma estreia bem aclamada há 18 anos, as notas de ¥ 2.000 não conseguiram encontrar atenção ampla, raramente vistas nos últimos anos.
O número de notas de 2.000 ienes em circulação conta por insignificante 0,7% de todas as notas bancárias usadas no Japão.
“Elas são muito impopulares”, disse a funcionária da filial de uma megabanco em Tóquio. As poucas solicitações para troca incluem aquelas feitas por mulheres, durante as férias de verão, que querem que seus filhos vejam como as notas são, de acordo com a funcionária do banco.
A nota de 2.000 ienes foi lançada em julho de 2000, quando o Japão sediou uma cúpula do G8 na região Kyushu e na província de Okinawa. Ela é criação do ex-primeiro-ministro Keizo Obuchi, que estabeleceu a base para trazer a cúpula para Okinawa, mas morreu antes aquele ano.
De acordo com o BOJ- Banco do Japão, um total de 880 milhões de notas de 2.000 mil ienes haviam sido emitidas até o ano fiscal de 2003. A quantidade em circulação atingiu o pico a 500 milhões em 2004 e situou-se um pouco abaixo de 100 milhões nos últimos anos, menos ainda que as cerca de 200 milhões para as notas de 500 ienes, as quais não são emitidas há 24 anos.
As 780 milhões de notas de 2.000 ienes restantes estão nos cofres do BOJ, com exceção para aquelas retalhadas devido a danos.
O banco central e o Ministério das Finanças afirmaram que as notas em denominações que destacam o número 2 eram mais amigáveis aos usuários, como mostradas no exterior em exemplos como notas de 20 dólares nos EUA. Contudo, a maioria das máquinas de venda automática não aceita ou distribui notas de 2.000 ienes.
De acordo com a filial do Banco do Japão em Nara, a circulação de notas de 2.000 ienes em Okinawa aumentou para cerca de 6 milhões, devido em parte ao seu design no anverso que incorpora uma imagem do Shureimon do Castelo de Shuri, um local turístico.
Os caixas eletrônicos do Banco de Okinawa dispensam notas de 2.000 ienes, a não ser que os usuários apertem um botão que “não querem”.
Em uma tentativa de aumentar a popularidade das notas, o governo conta com visitantes do exterior para promover dinâmica e aumentar o uso das notas de 2.000 ienes. O governo distribuiu um grande número de panfletos em inglês para enfatizar as notas em aeroportos, hotéis e casas de câmbio.
Fonte: Yomiuri Imagens: Wikimedia