Na quinta-feira (6) ocorreu um terremoto de intensidade 7 em Hokkaido. Gerou vítimas fatais, pessoas desaparecidas e feridas, mais danos materiais.
Cada uma das operadoras e NTT anunciaram suas contribuições para aliviar a carga da população.
A au (KDDI) logo ofereceu carregamento da bateria com unidades móveis nos locais que amargaram apagão. Anunciou a redução do valor da assinatura da au one net e cable plus aos seus usuários das áreas afetadas de Hokkaido. Também irá estender o prazo para o pagamento da fatura da assinatura do plano do telefone celular. Além disso, fornece assistência na recuperação de dados dos PCs e smartphones. Também está emprestando telefones celulares e carregadores quando solicitada pela sede de gestão do desastre nas cidades em recuperação.
Mesmo que o volume de uso da internet pelo smartphone ultrapasse o contratado não reduzirá a velocidade. Também, nos dois dias – 6 e 7 – até 5GB ultrapassados pelos usuários foram oferecidos gratuitamente.
A Docomo também oferece carregamento da bateria gratuitamente em mais de 10 lojas da província. Até o dia 30 deste mês não reduzirá a velocidade de comunicação pela internet, mesmo que o volume de tráfego de dados usado pelos smartphones ultrapasse o contratado. Isso é válido para os usuários das cidades onde a lei de alívio ao desastre foi aplicada.
A Softbank anunciou o mesmo que a au em relação à redução do valor da assinatura para usuários da Softbank Air e Softbank Hikari. Para os usuários de seus serviços de comunicação estenderá o prazo de pagamento das assinaturas.
Além disso, se o usuário necessitar de substituição ou conserto dos dispositivos, por perda ou danos, tanto os smartphones como o Y! Mobile ou cartão de dados, oferecerá a custo reduzido ou subsidiado.
Também ofereceu aparelhos de telefonia celular e aparatos para carregamento das baterias às sedes de gestão de desastres.
Já no caso da NTT, no mesmo dia liberou para uso gratuito os mais de 5 mil telefones públicos.
Fontes: Asahi e CNet
Foto: Pixinio