Leite: risco de escassez por causa do terremoto de Hokkaido

Há risco de escassez temporária do leite nos supermercados pelo impacto do terremoto ocorrido em Hokkaido na semana anterior.

As fazendas voltaram a fazer ordenha e as fábricas retornam à produção (Glico)

Um dos impactos do forte terremoto em Hokkaido foi o apagão. Com isso, fabricantes de leite e derivados da província tiveram operações suspensas.

Publicidade

Segundo o  Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas o leite de Hokkaido representa 50% do volume do mercado, por isso há risco de escassez desse alimento, em boa parte do Japão.

De Tóquio a Kansai, em ampla área a venda poderá ser controlada ou até faltar nas geladeiras dos supermercados.

Duas grandes indústrias – Morinaga Milk e Yukijirushi Meg Milk – suspenderam a distribuição desde 7 e 8, respectivamente. Não informaram o volume. A Yukijirushi informou para a imprensa que está dando prioridade ao abastecimento das escolas da província.

Elas voltaram a funcionar na sexta-feira (8) porque os fornecedores de leite cru voltaram a abastecê-las. As vacas leiteiras das fazendas estavam no escuro por causa do apagão. E a ordenha é feita pelas máquinas que dependem de energia elétrica.

Ordenha depende das máquinas que funcionam com energia elétrica, em Hokkaido (Asahi)

O Porto de Kushiro (Hokkaido), de onde saem produtos agrícolas e leite para o Porto de Hitachi (Ibaraki), voltou a funcionar na sexta-feira.

O dono da Akidai, uma grande empresa de verduras e alimentos frescos, disse “estou preocupado se ocorrerá restrição de fornecimento do leite”, para a JNN.

Por outro lado, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, informou na segunda-feira (10) que dos 39 laticínios de Hokkaido 34 já voltaram a funcionar. “A oferta e a demanda do leite cru está caminhando para a estabilização”, declarou. O leite é também a principal matéria-prima para a fabricação de queijos, iogurtes, manteiga e outros derivados.

Fontes: JNN e Mainichi Fotos: Asahi e Glico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sobe o número de mortos no forte terremoto de Hokkaido

Publicado em 10 de setembro de 2018, em Sociedade

O número de mortos em decorrência do forte terremoto e deslizamentos na semana passada aumentou para 40.

O corpo de um homem de 77 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (10). Ele estava desaparecido em Atsuma (NHK)

A polícia e oficiais do governo em Hokkaido informaram que o número de mortos em decorrência do forte terremoto e deslizamentos na semana passada aumentou para 40, divulgou a NHK.

Publicidade

De acordo com a polícia, o corpo de um homem de 77 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (10). Ele estava desaparecido na cidade de Atsuma.

Centenas de pessoas ficaram feridas no terremoto de magnitude 6,7 que sacudiu Hokkaido na madrugada de 6 de setembro.

A maioria das fatalidades ocorreu em Atsuma, onde massivos deslizamentos causaram a morte de 36 pessoas. Os deslizamentos destruíram casas e deixaram ruas e arrozais cobertos com uma grossa camada de lama.

Autoridades em Hokkaido disseram que a desde a noite de domingo, havia 2.600 pessoas em abrigos de evacuação.

O número de construções destruídas é de pelo menos 70.

O transporte público está sendo restaurado gradualmente. Alguns trens semiexpressos começaram a operar na manhã de domingo (9).

A distribuição de produtos poderá melhorar, visto que serviços de trem de carga foram retomados no domingo.

Contudo, residentes terão que enfrentar com um fornecimento instável de energia. A Hokkaido Electric Power Company foi forçada a suspender as operações em sua maior usina de energia termal na província após o terremoto, e disse que o reinício do funcionamento poderá levar mais de uma semana.

A Agência para Recursos Naturais e Energia pede às residências e empresas que conservem energia ao desligar as luzes e tirar da tomada eletrodomésticos quando não estão em uso.

Fonte e imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão