Na segunda-feira (10) a temporada para escalada ao cume do Monte Fuji foi oficialmente encerrada. Das trilhas de Shizuoka se pode ter acesso da quinta até a sexta parada de Fujinomiya-guchi para caminhada, a fim de apreciar a cratera Hoei. Ficará liberada até começar a nevar, portanto, a previsão é de novembro. As de Gotenba e Subashiri só podem ser feitas até a quinta parada, igualmente até começar a nevar.
O cume do Monte Fuji amanheceu na terça-feira (11) com temperatura de 3ºC negativos. Na segunda-feira os últimos que escalaram desceram e relataram que estava muito frio nas alturas.
Com aumento de 21% dos visitantes – 9.203 conseguiram chegar ao cume em julho – as pessoas que pediram socorro também foi maior. Na província de Shizuoka foram registrados 58 socorros em julho e agosto. Em setembro 3 pessoas passaram mal e foram atendidas. Ocorreu uma morte, de um brasileiro (toque aqui para abrir a matéria). Ele estava vestido com roupas de verão e morreu por hipotermia.
De todos os socorridos 80% são de pessoas de outras províncias ou estrangeiros, segundo a polícia.
A próxima temporada para escalar o icônico monte japonês é só em julho do próximo ano. No inverno ele pode ser apreciado à distância, coberto de neve.
Fontes: Shizuoka Shimbun, Tenki e SBS
Fotos: Flickr e SBS