O órgão dirigente de vela japonês pediu desculpas por exibir um show de golfinhos na cerimônia de abertura do evento da World Cup Series – Copa do Mundo de Vela – em Enoshima, ilha na província de Kanagawa.
O show de golfinhos realizado em um aquário no domingo (9) foi criticado por alguns atletas do exterior, os quais teriam feito postagens na mídia social dizendo que estavam chocados com a exibição.
Na segunda-feira (11), o World Sailing, o corpo administrativo para o esporte no mundo, manifestou seu desapontamento em relação à questão em um email enviado aos organizadores japoneses, dizendo que não havia aprovado a exibição e que nenhuma permissão havia sido buscada por parte do lado japonês.
O órgão mundial teria dito que estava desapontado e que não aceita exibições dessa natureza do ponto de vista de preservação da vida marinha.
A Federação de Vela do Japão disse que lamenta ter exibido o show de golfinhos porque o entendimento sobre os mamíferos aquáticos diferem entre indivíduos e países.
O primeiro evento da World Cup Series, um torneio de teste para as Olimpíadas de 2020, começou na terça-feira (11) em Enoshima, o local de competição para os Jogos de Tóquio.
Cerca de 460 atletas de 44 países e territórios estão participando. O evento segue até o dia 16 de setembro.
Fonte e imagem: NHK