
Mais de 1.700 pessoas morreram vítimas do terremoto de magnitude 7,5 seguido de tsunami em 28 de setembro (NHK)
De acordo com pesquisadores japoneses, a altura do tsunami que atingiu a ilha indonésia de Sulawesi em 28 de setembro pode ter sido maior que 10 metros em alguns locais.
O professor da Universidade de Tohoku, Fumihiko Imamaura, e o professor da Universidade de Chio, Taro Arikawa, fizeram uma rápida sessão informativa para especialistas de gestão de desastres da Indonésia no domingo (7), em Jakarta.
Imamura e Arikawa visitaram uma das áreas mais atingidas da cidade de Palu, em Sulawesi, entre os dias 4 e 6 de outubro.
Artigos relacionados
Relatos de testemunhas e traços deixados em prédios indicam que a altura do tsunami pode ter excedido 10 metros em algumas das áreas afetadas, disse Imamura.
Arikawa disse que muitas pessoas não tiveram tempo para fugir porque o tsunami atingiu a costa em menos de 10 minutos após o terremoto.
Imamaura disse que o tsunami ocorreu embora o epicentro do terremoto não tenha sido sob o oceano. Ele declarou que isso pode ter acontecido porque o tremor causou vários deslizamentos costeiros e submarinos, e é um caso muito raro.
Ele indicou que tentará descobrir mais sobre o mecanismo do terremoto.
A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia informou que 1.763 pessoas foram confirmadas mortas e que mais de 60.000 tiveram que ser evacuadas de suas casas.
Fonte e imagem: NHK







