Um controlador de tráfego aéreo está sendo aclamado como herói após o devastador terremoto seguido de tsunami na Indonésia que matou centenas de pessoas.
No sábado (29), soldados indonésios estavam prontos e uniformizados para transportar o caixão de Anthonius Gunawan Agung.
O jovem de 21 anos não deixou seu posto na torre de controle no Aeroporto Mutiara SIS AI- Jufrie em Palu quando ela começou a tremer por causa de um terremoto de magnitude 6,1, que foi seguido por um de 7,5 na sexta-feira (28).
Enquanto seus colegas evacuavam o prédio, Agung ficou para garantir que um voo da Batik Air decolasse com segurança.
Assim que o avião estava no ar, Agung, acreditando que a torre ia desabar, pulou da janela do quarto andar. Ele foi levado para o hospital com ferimentos internos e uma perna quebrada.
#RIPAgung pic.twitter.com/hLLaLRDCCC
— AirNav Indonesia (@AirNav_Official) 2018年9月29日
Agung morreu antes que um helicóptero pudesse levá-lo a outro hospital para cuidados especiais na manhã de sábado. Ele estava prestes a completar 22 anos.
“Batik 6231, pista 33, liberado para decolar”. Essa foi a última transmissão dele para mim então respondemos”, disse o capitão Ricosetta Mafella, piloto do voo da Abatik Air em um post no Instagram que incluiu uma foto de Agung. “Obrigado por me manter e me proteger até eu estar no ar com segurança”.
Telah wafat saat menjalankan tugasnya sebagai personel layanan navigasi penerbangan, Saudara Anthonius Gunawan Agung, Air Traffic Controller (ATC) AirNav Indonesia Cabang Palu pada Sabtu (29/09).#RIPAgung #DoaUntukSulteng#PrayforDonggala #PrayforPalu pic.twitter.com/6Wpobp3R7m
— AirNav Indonesia (@AirNav_Official) 2018年9月29日
Agung está sendo aclamado como herói por seus chefes – que se referem a ele no Twitter como Anthonius o Grande – e em toda a Indonésia, quando a nação enfrenta outro terremoto e tsunami devastadores que levaram a vida de mais de 800 pessoas, com milhares ainda desaparecidas.
“Estamos profundamente com o coração partido. Que Deus dê a Anthonius o melhor lugar ao lado dele, juntamente com outras vítimas do terremoto de Donggala”, disse Yohanes Sirait em uma declaração, porta-voz para a AirNav Inondesia, a agência que supervisiona a navegação aérea.
De acordo com a agência, o corpo de Agung foi levado de avião de Palu para Makassar, no sul da ilha de Sulawesi, como solicitado pela sua família.
Fonte: CNN Imagens:Twitter/AirNav