O Aeroporto de Narita, na província de Chiba, estenderá as horas operacionais de uma de suas pistas em outubro como parte dos esforços para potencializar o maior portão de entrada internacional do país, disseram autoridades na segunda-feira (28).
A extensão do horário para pousos e decolagens, a primeira desde a inauguração do aeroporto em 1978, foi finalizada após a última cidade que havia se oposto à proposta ter aceitado o plano eventualmente.
O horário atual para voos que chegam e partem – basicamente das 6h às 23h – será prolongado para a meia-noite na pista principal, visto que Tóquio sediará as Olimpíadas e Paralimpíadas em 2020.
“É inevitável”, disse Haruhiko Sato, prefeito de Yokoshibahikari, aos repórteres. “Tentarei explicar tudo aos residentes na cidade”.
Com a aprovação das cidades de Yokoshibahikari e Sammu na província de Chiba, todos os nove municípios que ficam ao redor concordaram com a extensão do horário iniciando no fim de outubro deste ano.
Ambas as cidades disseram em dezembro que eram contra a extensão, citando preocupações, tais como o barulho. Contudo, o operador do aeroporto prometeu depois que bancará parte dos custos necessários para medidas de redução de ruído.
Em breve os nove municípios, o ministério da infraestrutura e o Narita International Airport Corp. assinarão formalmente um acordo sobre a extensão das horas para a pista de 4.000 metros, de acordo com autoridades.
O prefeito de Sammu, Hiroaki Matsushita, que falou em uma coletiva de imprensa após discutir a questão com membros da assembleia na sexta-feira (25), disse que era uma “decisão dolorosa”.
Além do plano, o Aeroporto Internacional de Narita planeja construir uma terceira pista no ano 2020.
Fonte: Mainichi