Incríveis recursos para viver no rigoroso inverno do norte do Japão

O povo que mora no norte do país usa de certos recursos para passar muito bem o rigoroso inverno. Inclusive, há aumento nas vendas dos sorvetes!

Apesar do rigoroso inverno, com temperaturas bem abaixo de zero, o povo vive bem (Tenki)

No rigoroso inverno do norte do país os veículos correm normalmente na neve, a água não congela nos encanamentos e há aumento nas vendas dos sorvetes.

Publicidade

Nas províncias de Tohoku e Hokkaido há recursos que não existem no restante do arquipélago para que a população possa viver normal e tranquilamente mesmo sob neve de 300cm de altura.

São raros os dias em que não há acúmulo de neve e ainda assim dirigem seus carros, com normalidade, usando pneus adequados sim.

Carros no rigoroso inverno

Há outros detalhes importantes nos veículos destinados àquela área. Em geral são 4WD ou com tração nas 4 rodas, o que torna suave tanto a partida quanto a frenagem e resistente à derrapagem.

Motoristas contam com veículos dotados de recursos especiais (Tenki)

Além disso os carros mandados para o norte são projetados para não apresentarem problemas mesmo sob a temperatura de -20ºC. A capacidade da bateria é bem maior, o motor que move os limpadores é mais resistente, assim como o aquecedor da temperatura interna.

Além disso, o líquido para limpar o parabrisa é anticongelante, e todo o limpador é coberto com borracha, por isso é possível raspar a neve. A maioria dos carros tem espelho retrovisor aquecido para não acumular neve nele.

Ou seja, os carros são adequados para o ambiente de muita neve. Por isso, podem dirigir normalmente, sem problema.

Mas no caso de ter nevasca, com visibilidade ruim, as pessoas evitam sair de casa dirigindo.

Como são as casas

Em geral as portas de vidro e as janelas têm vidro duplo e, às vezes, triplo. Isso significa que possuem duas partes deslizantes, chegando à distância de até 10cm. Por isso, há muitas famílias que conservam os alimentos entre as duas janelas.

Sistema de vedação com janelas duplas (Tenki)

Mas, o mais importante é que esse sistema ajuda na vedação.

Além disso, as casas nos países do norte são recobertas com isolamento espesso, como nos pisos, paredes, tetos e toda a casa. Em geral, elas possuem duplo isolamento. Têm o objetivo de manter a casa toda aquecida com menos custos de aquecimento. As novas especificações estão evoluindo ano a ano.

Outro recurso que tem também no restante do país é o piso aquecido. Assim, é muito comum ver as pessoas andando dentro de casa descalças e com roupas leves.

O kotatsu – mesa com aquecedor – parece ser móvel para as demais províncias, pois em Hokkaido já não se usa.

Sorvete é alimento

Especialmente em Hokkaido há um costume de tomar um sorvete logo após um banho de banheira. Quando chega o inverno, curiosamente, as vendas do sorvete aumentam. Para eles o sorvete depois do banho é especial.

Sabedoria até no estilo

Bem agasalhados puxam as compras no mini trenó (Tenki)

No inverno há calçados adequados. São quentes, impermeáveis e antiderrapantes, como botas com ar fashion. As botas de cano longo, com esses quesitos, são muito úteis para caminhar na neve.

Em geral, não se usa guarda-chuva para se proteger da neve. O povo prefere casacos com capuz, por isso, a maioria dos modelos oferece essa opção.

Também há preferência pelos tecidos que basta dar uma batida para remover a neve, como os sintéticos. Em geral, os casacos são duplos, para aquecer bem o corpo.

Sabedoria nos encanamentos

Em geral as casas e comércio têm encanamentos revestidos com material térmico. Mas quando a temperatura fica inferior a -5ºC a água pode congelar. Para evitar isso, há muitos locais com um aquecedor instalado nos encanamentos.

Quando uma família vai viajar ou ficar muitos dias fora de casa no inverno, o primeiro procedimento é retirar a água dos encanamentos, para evitar rompimento por congelamento.

É assim que vivem as populações das províncias geladas do norte do país. Se for viajar a passeio para lá observe isso.

Sistema de aquecimento nos encanamentos (Tenki)

Fonte: Tenki

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Golpe do romance internacional’: nigerianos presos no Japão

Publicado em 22 de janeiro de 2019, em Crime

Sob o disfarce de militares estrangeiros esses malfeitores aplicam o golpe do romance nas mulheres através das redes sociais e de sites de relacionamento.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!