O país no Golfo Pérsico, Bahrein, está esperando atrair mergulhadores de várias partes do globo com um novo “parque temático subaquático” – um local de mergulho imenso que abrange 100 mil metros quadrados com algumas características incomuns.
O ponto central dessa extravagância subaquática? Um Boeing 747 afundado.
O Boeing 747 de 70 metros de comprimento que está prestes a ser afundado é uma aeronave desativada e especialmente preparada.
O projeto subaquático é o produto de uma parceria entre o Conselho Supremo para Meio Ambiente, o Turismo de Bahrein e Autoridade de Exibições, e o setor privado.
Anunciado pela estatal Bahrain News Agency, o local de mergulho aparentemente também destacará uma casa de comércio de pérolas baremitas, recifes de corais artificiais e esculturas de arte.
O local deve ficar pronto para os exploradores até o verão de 2019, então os planos estão a todo vapor.
Segundo organizadores, a atração em Bahrein será ecologicamente correta – promover o crescimento da vida marinha.
Não é a primeira atração subaquática
A proposta de Bahrein não é a primeira em que uma aeronave é afundada deliberadamente para criar uma atração de mergulho.
Nos EUA, um Boeing 727 foi afundado ao largo da costa de Miami em 1993. Posteriormente ele sofreu danos durante a passagem do furacão Gordon no verão de 1995.
Enquanto isso, no Mermet Springs, em Illinois, um Boeing 727 que foi destaque no filme dos anos 1990 “U.S. Marshals” agora fica debaixo d’água e faz parte de um popular local de mergulho.
No Canadá, mergulhadores podem explorar um Boeing 737 desativado no Canal de Stuart perto de Chemainus, na Colúmbia Britânica.
Na Turquia, um Airbus foi afundado nas águas ao largo da costa egeia há alguns anos, destinado a ser um recife artificial.
O iminente parque temático de Bahrein também faz parte de uma tendência mais ampla de atrações turísticas subaquáticas.
Do hotel subaquático das Maldivas – de onde você pode desfrutar da vista marinha sem se molhar – ao museu subaquático da América, que fica ao largo da costa da Flórida, onde mergulhadores podem explorar estátuas surpreendentes e esculturas.
Fonte: CNN Travel