A reportagem da Chukyo TV foi investigar como está a situação dos botões de cedro, já que há previsão de dobrar os pólens de cedro na primavera deste ano.
Para isso, na quarta-feira (9) foi até Shinshiro, onde há uma grande concentração de pinheiros. Lá encontrou os cedros com aspecto marrom.
Ao se aproximar viu que já está cheio de botões marrons, pois ainda é inverno. Com a chegada da primavera, a temperatura se eleva e os botões se abrem espalhando os alergizantes.
O meteorologista Takei Ishibashi explicou que em cada botão tem cerca 400 mil pólens.
O Ministério do Meio Ambiente prevê que na província de Aichi a quantidade de pólens será o dobro este ano. Já o Weather News prevê 5 vezes ou mais.
Motivos para tanta quantidade de pólens
Um dos fatores é que no verão do ano passado foram registradas temperaturas elevadas, chegando a marcar recorde desde que começaram as estatísticas. E também as horas de luz do dia foram maiores que a média.
Este ano esses indesejáveis alergizantes deverão começar a se espalhar mais cedo. O ponto está na temperatura, explicou o meteorologista.
Os botões se abrem à medida que a temperatura sobe. A previsão para este ano é de que a primavera terá temperatura média normal ou levemente mais alta. Portanto, há possibilidade dos pólens começarem a ser liberados mais cedo e em grande quantidade.
Recomendação médica
Yasuto Kondo, médico e professor da Universidade de Medicina Fujita, recomenda às pessoas com alergia que iniciem o tratamento já no começo de fevereiro.
Vale para quem amargou a indesejada polinose ou febre do feno na temporada passada.
Ele explica que os horários que mais há pólens no ar são por volta da hora do almoço e de noite. São na hora que os trabalhadores saem para almoçar e na volta para casa.
Por isso, como medida preventiva, recomenda fazer gargarejos e lavar bem as mãos.
Fonte: CTV