De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ as temperaturas de Hokkaido são congelantes. A causa é uma onda de frio histórica, a pior desde que começaram as estatísticas em 1957.
Uma área de baixa pressão a 1,5 mil metros de altura, congelante, com temperatura inferior a -24ºC provoca frio intenso em Hokkaido. A segunda pior da história foi em 24 de dezembro de 1984, com -24ºC.
Às 8h de sexta-feira (8) foram registradas temperaturas de -13,1ºC em Kitami, -22,7ºC em Oketo, -13,8ºC em Asahikawa, -12,3ºC em Sapporo, todas em Hokkaido, e -7,3 em Aomori (província homônima). Dos 173 pontos de observação de Hokkaido 171 registraram -10ºC de manhã.
A AMJ alerta a população local para o congelamento da água nas tubulações e também no tráfego e transporte público, pela péssima visibilidade.
Acredita-se que o influxo desse forte resfriamento seja resultado da onda de frio que atingiu o centro-oeste dos EUA, no final do mês passado.
Para os residentes da região Kanto-Koshin a AMJ informa que a previsão é de neve no sábado (9). Deverá ser mais intensa nas áreas montanhosas mas mesmo nos locais planos dos 23 bairros de Tóquio poderão ter acúmulo.
Veja as fotos enviadas pela equipe do Portal Mie, de Hokkaido.
Fontes: ANN, Hokkaido Shimbun, Mainichi e NHK