Dois ciclones poderão atingir a Austrália no fim de semana (Twitter/@BOM_au)
A Austrália se prepara para a chegada de dois ciclones enquanto um estado de emergência é declarado no Território do Norte.
Publicidade
Partes do Território Norte estão sendo evacuadas enquanto a região se prepara para dois ciclones que poderão tocar o solo nos próximos dias – um dos quais tem o potencial de ser a tempestade mais forte da região em anos.
O ciclone Trevor deve se intensificar e atingir o Território Norte no sábado (23) com força equivalente a de um furacão do Atlântico categoria 3 ou 4, trazendo com ele ventos destruidores de até 250Km/h, chuva pesada e marés de tempestade.
A oeste do Trevor, o ciclone Veronica se intensificou com força equivalente a de um furacão categoria 3 desde quarta-feira (20). Ele deve atingir o pico de intensidade ao largo da costa, antes de tocar o solo no domingo (24) como um sistema mais fraco.
Autoridades declararam estado de emergência no Golfo de Carpentária antes da chegada do Trevor. O Território do Norte está agora realizando a maior evacuação de sua história antes de um ciclone, disse o ministro-chefe Michael Gunner em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (21).
O percurso previsto do Trevor sobre águas quentes do Golfo de Carpentária da Austrália e as condições atmosféricas atuais da região podem fazer com que ela adquira força e se torne extremamente perigoso, frisou o Departamento de Meteorologia da Austrália. O ciclone mais mortal que atingiu o território foi o severo Tracy, o qual matou 49 pessoas na capital Darwin no Natal de 1974.
“Estamos esperando ver uma rápida intensificação ao longo das próximas 12 a 24 horas”, disse Todd Smith, gerente do Departamento de Meteorologia do Território do Norte, em uma coletiva de imprensa na quinta-feira.
“É importante as pessoas compreenderem que esse é um ciclone preocupante. Ele não é somente intenso, mas é grande e cobre uma ampla área, então as pessoas sofrerão o impacto dele“.
A previsão é de que o Trevor toque o solo ao longo da costa sul do Golfo. Autoridades fizeram um alerta para essas áreas costeiras em relação a marés de tempestade.
Fonte: CNN