Japão marca 24 anos do ataque com gás sarin no metrô de Tóquio

Treze pessoas morreram e cerca de 6.300 outras adoeceram devido aos efeitos do ataque.

As famílias das vítimas e funcionários da estação colocaram flores em um altar dentro da estação (NHK)

Esta quarta-feira marca 24 anos do ataque com gás sarin ao sistema de metrô de Tóquio pelo culto Aum Shinrikyo. Familiares das vítimas fizeram homenagens nas estações que foram alvo.

Publicidade

Membros do culto liberaram a substância tóxica dentro de vagões do metrô na hora de pico na central de Tóquio em 20 de março de 1995. Treze pessoas morreram e cerca de 6.300 outras adoeceram devido aos efeitos do ataque.

Na estação de metrô Kasumigaseki, o local de um dos ataques, 16 funcionários da estação fizeram um minuto de silêncio às 8h desta quarta-feira.

As famílias das vítimas e funcionários da estação colocaram flores em um altar dentro da estação.

Treze membros da liderança do antigo culto, incluindo Shoko Asahara, cujo nome real era Chizuo Matsumoto, foram condenados à morte por crimes que incluíram o ataque com gás sarin de Tóquio. Todos os 13 foram executados em julho de 2018.

Shizue Takahashi, cujo marido trabalhou como assistente de chefe de estação na estação de Kasumigaseki e foi morto no ataque, visita a estação todos em todo o dia 20 de março.

Ela disse que se sentiu diferente neste ano, já que esse é o primeiro ano da morte de seu marido desde a execução dos criminosos. Ela lembrou como sentiu o peso das execuções por seis meses após elas terem sido realizadas.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais recall de outros produtos alimentícios

Publicado em 20 de março de 2019, em Sociedade

Depois da Yamazaki outros fabricantes que usaram a mesma matéria-prima estão recolhendo espontaneamente seus produtos alimentícios.

Doces alvo de recall (NHK)

Depois da Yamazaki ter anunciado que pode haver possibilidade de fragmento de metal nos seus biscoitos, outras duas fabricantes informam que estão recolhendo seus produtos pelo mesmo motivo.

Publicidade

A fornecedora em comum é a Ube Industries, a qual informou aos clientes, na terça-feira (19), que poderia ter fragmento de metal na sua matéria-prima, o agente de fermentação.

Por conta disso Bourbon e Lotte informaram os produtos alvos de coleta, na quarta-feira (20).

Os da Lotte são o Choco Pie (チョコパイ),  Petit Bouchée (プチブッセ), dois doces Bokura no Bikkuri Man (ぼくらのビックリマン), no total de 1,51 milhão de unidades.

Já a Bourbon está recolhendo 600 mil unidades de doces como Petit Choco Chip Mattcha (プチチョコチップ抹茶), Petit Cheese (プチチーズ), Petit Cocoa (プチ黒ココア), Alfort Mini Chocolate (アルフォートミニチョコレート), todos com vencimento entre fevereiro a abril de 2019, no total de 7 variedades.

Para mais informações, a sugestão é telefonar para os números de ligação gratuita, das 9h às 17h:

  • Bourbon: 0120-468-884
  • Lotte: 0120-531-610
Fontes: NHK e Hazard Lab

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!