O governo informou na terça-feira (26) mais uma medida adicional para assegurar o cotidiano da população durante o feriado de Golden Week – 27 de abril a 6 de maio – de 10 dias neste ano.
Incluiu a solicitação da lista das instituições hospitalares que farão plantão de emergência e atendimento ambulatorial, em todo país.
Também não deixou as pequenas e médias empresas de fora que necessitarem de financiamento nesse período.
Pediu que as prefeituras divulguem essas informações até antes de começar o feriado.
Outro assunto que entrou na lista de medidas foi o da coleta de lixo. O Ministério do Meio Ambiente já havia solicitado às prefeituras coletas apropriadas. As respostas de 99% das administrações locais é que farão pelo menos 1 coleta em 7 dias e em algumas cidades mais de uma. O governo pediu que as prefeituras informem seus munícipes sobre esse calendário.
Em relação às entregas dos correios, o órgão informou que em 27 de abril os carteiros trabalharão normalmente e, excepcionalmente, foi incluída a data de 2 de maio.
Em fevereiro: salários dos trabalhadores
As medidas começaram a ser tomadas em fevereiro.
Para que os maternais e jardins de infância da rede pública possam fazer atendimento de cuidar das crianças em horários determinados, o governo acrescentará um incentivo. Afinal, mães que trabalham nesse período poderão precisar do atendimento dessas instituições.
Solicitou medidas preventivas para que não ocorram transtornos em relação ao fornecimento de água, energia elétrica e gás para a população.
Também solicitou aos empregadores que tenham consideração com os trabalhadores contratados por hora ou por dia para que não sejam prejudicados redução no salário, com tantos dias de feriado.
Fontes: Yomiuri e Chunichi