O imperador Akihito está prestes a abdicar, trazendo a era Heisei, que durou três décadas, ao fim. Uma cerimônia para marcar a ocasião foi realizada no Palácio Imperial.
O primeiro-ministro Shinzo Abe falou em nome da população do Japão.
“Neste dia da abdicação de Sua Majestade, olhamos para trás nos anos durantes os quais Sua Majestade sempre ficou ao lado das pessoas para compartilhar suas alegrias e dores – e renovamos nosso profundo respeito e gratidão para Sua Majestade”, disse Abe.
“Manteremos em nossas mentes os passos que Sua Majestade tomou para esse ponto e continuaremos a fazer nosso melhor para tornar o Japão um país que é pacífico, cheio de esperança e para se ter orgulho. Esperamos sinceramente pelas vidas longas e saudáveis de Suas Majestades, o imperador e a imperatriz”, disse Abe.
O imperador Akihito, então, fez o seu discurso às pessoas em seu papel atual.
“Hoje estou concluindo minhas funções como imperador. Gostaria de oferecer minha profunda gratidão às palavras que acabaram de ser ditas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe em nome das pessoas no Japão”.
“Desde que ascendi ao trono há 30 anos realizei minhas tarefas como imperador com um profundo senso de confiança e com respeito pelas pessoas, e eu me considero mais feliz por ter sido capaz de fazer isso. Eu agradeço sinceramente às pessoas que me aceitaram e me apoiaram em meu papel como símbolo de Estado”.
“Eu desejo sinceramente, junto com a imperatriz, que a era Reiwa, a qual se inicia amanhã, seja uma estável e frutífera, e eu rezo, com todo o meu coração, pela paz e felicidade para todas as pessoas no Japão e em todo o mundo”.
Essa é a primeira vez em mais de 200 anos que um imperador em vida abdicará. Com o encerramento da cerimônia, o imperador fez a reverência ao público.
Há três anos, o imperador Akihito manifestou preocupação de que sua idade avançada poderia dificultar a continuação de suas funções. A Dieta promulgou uma lei que permite ele abdicar.
Seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito, ascenderá ao trono no início de quarta-feira, 1º de maio. Ele será o 126º imperador do Japão.
Fonte: NHK