A segunda maior fabricante de smartphones e líder em material de telefonia móvel no mundo, a chinesa Huawei está enfrentando problemas devido a medidas dos Estados Unidos.
No Japão, as duas operadoras au e Softbank anunciaram na quarta-feira (22) que adiarão o lançamento de novos dispositivos da fabricante chinesa.
Em relação a Docomo, parece que vai considerar a possibilidade de suspender as reservas de seus smartphones, que começaram em meados de maio.
É provável que seja uma situação incomum, onde as três maiores operadoras japonesas param de lançar aparelhos Huawei.
A Docomo anunciou em 16 de maio que o aparelho Huawei P30 Pro HW-02L será lançado no verão e as reservas estão sendo aceitas, mas considera suspendê-las.
A KDDI e a Softbank tinham acabado de anunciar em meados de maio que a série P30 lite da Huawei seria lançada como novo modelo neste verão.
Embora a Huawei afirme que não terá impacto nas atualizações de segurança dos smartphones existentes, as operadoras japonesas preferem observar as condições.
A gigantesca Google suspendeu suporte do Android para os smartphones da Huawei, conforme anúncio no dia 20. Assim, as atualizações de segurança dos dispositivos serão feitas por meio de código aberto.
Fontes: ANN e Nikkei