Nota: As principais construções do Castelo de Shuri foram destruídas por um incêndio na madrugada de 31 de outubro de 2019.
Como um distrito da cidade de Naha hoje em dia, Shuri é o nome da antiga capital do Reino Ryukyu.
O Castelo de Shuri serviu como centro administrativo e residência dos reis Ryukyu por vários séculos até Okinawa se tornar uma província japonesa em 1879.
O Shuri é incluído como um dos locais de Castelos do Reino Ryukyu de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Originalmente o castelo foi construído no fim dos anos 1300 e representou um papel integral na unificação política da ilha. Guerras e incêndios o destruíram várias vezes ao longo dos séculos, mais recentemente na Batalha de Okinawa em 1945.
As atuais estruturas do castelo são belas reconstruções que remontam a 1992. O acesso às construções centrais do castelo passa por vários portões, incluindo o bem conhecido Shureimon.
A localização do morro do castelo oferece vistas incríveis de toda a capital Naha.
No topo do morro fica o principal salão do castelo, o Seiden. Como antigo local de importantes assuntos de estado e cerimônias, o Seiden é a construção mais luxuosamente decorada e um marco de Okinawa. Seu design de arquitetura e cor vermelha diferem de forma significativa dos castelos na ilha principal do Japão.
O Una Plaza se estende em frente ao Seiden e era usado para cerimônias no passado. Ele é rodeado nos outros três lados pelo Hokuden (salão norte), Naden (salão sul) e o Hoshimon (portão Hoshin).
O Hokuden e o Nanden serviram como prédios administrativos e locais para receber enviados da China e da ilha principal do Japão respectivamente.
Os interiores do castelo podem ser explorados pelos visitantes em uma rota circular, começando pelo Nanden.
Exibições informativas estão à mostra destacando a história do Reino Ryukyu, assim como a interação com a ilha principal do Japão e a China. Artefatos históricos, feitos tanto na ilha como recebidos durante o comércio estrangeiro, também estão em exibição.
Enquanto os interiores do Hokuden e do Nanden sejam construídos como museus modernos, o do Seiden foi reconstruído em seu estilo original.
Os visitantes podem vivenciar o esplendor que rodeou os reis Ryukyu. Uma réplica do trono e da coroa de um rei estão entre as exibições.
Se for a Okinawa não deixe de incluir esse belo castelo em seu roteiro!
Castelo de Shuri (首里城 Shuri-jo)
- Funciona das 8h30 às 19h (até as 18h de dezembro a março e até as 20h de julho a setembro)
- Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento
- Fechado na quarta-feira e quinta-feira de julho
- Entrada: 820 ienes
- Site para informações: oki-park (em japonês e inglês)
- Toque aqui para ver abrir o mapa e ver a localização
Com base no site Japan Guide