O governo japonês está realizando plenas preparações para receber o presidente dos EUA Donald Trump como convidado de estado a partir de sábado (25), com a área metropolitana de Tóquio em alerta máximo para ataques terroristas e outras emergências.
Uma proibição foi emitida para uso de drones sobre locais que serão visitados por Trump durante sua estada de quatro dias no Japão, até terça-feira (28). Vários policiais serão enviados a aeroportos e a ruas movimentadas.
Trump e sua esposa, Melania, devem chegar a Tóquio na tarde de sábado (25) como os primeiros convidados de estado do Japão desde o início da nova era do país, Reiwa, em 1º de maio, quando o novo imperador japonês, Naruhito, ascendeu ao trono.
O presidente dos EUA e a primeira-dama ficarão hospedados no Palace Hotel Tokyo, perto do Palácio Imperial no distrito de Chiyoda na capital japonesa. Trump será o primeiro presidente dos EUA a visitar o Japão como convidado de estado desde que seu predecessor, Barack Obama, veio ao país para uma estada de três dias em abril de 2014.
“É importante demonstrar completamente os laços próximos do Japão com os EUA, à luz das relações com a China, Coreia do Norte e Rússia”, disse um alto funcionário do Ministério de Relações Exteriores japonês, observando que Trump estará no arquipélago por quatro dias.
Fonte: Jiji