Imagem ilustrativa/banco de imagens
Astrônomos descobriram um exoplaneta tão raro que o declarou “Planeta Proibido”, de acordo com um novo estudo.
Publicidade
Tecnicamente conhecido como NGTS-4b, o planeta é três vezes o tamanho da Terra e 20% menor que Netuno. Ele também é mais quente que Mercúrio com temperatura de 1.000 graus Celsius, além de ter sua própria atmosfera.
Uma equipe internacional de astrônomos usou a instalação de observação Next-Generation Transit Survey para visualizar o pequeno planeta.
Sua massa é 20 vezes a da Terra e ele orbita sua estrela a cada 1,3 dias. Um estudo detalhando o planeta foi publicado em 27 de maio no jornal Monthly Notices da Sociedade Astronômica Real.
O anúncio soma-se à descoberta na semana passada de 18 exoplanetas do tamanho da Terra.
Esse é o primeiro exoplaneta a ser encontrado no Neptunian Desert. Mais claramente, essa não é uma região árida do planeta gasoso Netuno. Ao invés disso, é uma região perto de estrelas onde planetas do tamanho de Netuno não podem ser encontrados.
Nesse local, planetas são destruídos por radiação das estrelas, então eles não conseguem manter sua atmosfera gasosa. Eles se evaporam e sobra somente um núcleo rochoso.
Contudo, o NGTS-4b ainda tem sua atmosfera gasosa.
Astrônomos acreditam que ou o planeta se moveu de sua região dentro dos últimos milhões de anos, ou o planeta por si só já foi maior e a atmosfera está no processo de evaporação.
“Estamos agora investigando dados para ver se podemos ver mais planetas no Neptunian Desert”, disse Richard West, autor do estudo e diretor de pesquisa do departamento de física da Universidade de Warwick.
Fonte: CNN