A empresa que opera o Aeroporto de Narita, na província de Chiba, revelou um robô que será usado para patrulhas de segurança nos prédios dos terminais.
O operador do aeroporto decidiu usar os robôs para reforçar a segurança considerando o esperado aumento no número de visitantes para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Os robôs entrarão em operação no dia 3 de junho. Na quarta-feira (29), a mídia teve uma prévia demonstração de como as máquinas vão operar.
O robô de 1,20m com rodas está equipado com uma câmera de vigilância de 360 graus, sensores para detectar obstáculos e outros equipamentos que incluem um detector de metais.
A máquina pode evitar obstáculos e seguir uma rota de patrulha programada dentro dos terminais.
Na demonstração, o robô verificou uma lata de lixo usando seu braço estendido.
Assim que detectou calor emanando de um aquecedor de bolso dentro da lata ele transmitiu uma mensagem para a sala central de monitoramento.
Funcionários do aeroporto de Narita disseram que essa é a primeira vez que um robô de segurança será usado em um complexo aeroportuário japonês.
Algumas estações de trem e locais comerciais no Japão já usam robôs, para compensar uma escassez de funcionários de segurança nos últimos anos.
Fonte: NHK