Nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (24) foi aberto o primeiro leilão da era Reiwa dos melões da variedade Yubari, em Sapporo (Hokkaido).
No mercado central os produtores desse melão especial levaram os seus melhores frutos colhidos para exibir aos compradores.
Essa variedade híbrida chamada de Yubari King, cultivada em estufa, na cidade homônima, tem carne cor próxima ao mamão papaya, suculenta e com alto grau de doçura. É considerado um melão de luxo, sonho de consumo das famílias japonesas.
Caso queira experimentar o sabor único aliado ao aroma especial, pesquise na web 夕張メロン. Poderá encontrar uma unidade de cerca de 2Kg na faixa de 5 a 7 mil ienes.
Só por curiosidade, no primeiro leilão realizado em Sapporo, em 7 de maio de 1985, uma caixa com duas unidades obteve o valor de 60 mil ienes. Desde 2007 os valores passaram para a casa dos milhões de ienes.
Nesse primeiro da era Reiwa um caixa com 2 melões foi leiloada pelo valor recorde de 5 milhões de ienes, bem superior aos 3,2 do ano passado.
O presidente Yoshihiro Iwata, da Pokka Sapporo Food & Beverage, declarou “dei o lance com sentimento de gratidão aos produtores e à cooperativa agrícola, além de ser o primeiro da era Reiwa”.
A caixa preciosa foi levada ao ex-prefeito da cidade de Yubari, seguindo no dia seguinte para ficar exposta ao público no Aeroporto de Shin Chitose.
Após a exposição os melões irão para um centro de pesquisa para análise do aroma, da cor e suas propriedades, em nome do desenvolvimento do produto.
Fontes: ANN, Asahi e FNN