Sala especial para crianças estrangeiras em pré-escola municipal de Shiga

É uma iniciativa pioneira, talvez no Japão, do município para acolher aluninhos estrangeiros. A maioria é de crianças brasileiras. Saiba mais.

Cena da sala de aula especial para aluninhos estrangeiros, com professora e intérprete (Mainichi)

A pré-escola municipal Himawari, devidamente credenciada, de Higashiomi (Shiga), iniciou uma classe especial para as crianças estrangeiras em abril deste ano.

Publicidade

O pioneirismo tem um motivo. O índice da população estrangeira é superior a de outras cidades da província, de 2,9%. A maioria é brasileira.

Por isso, nessa pré-escola foi alocada uma pessoa que serve de intérprete em sala de aula. Ao mesmo tempo em que a criança sente alívio pela comunicação no idioma nativo, pode desenvolver a língua japonesa.

A intérprete brasileira Keiko Shimada, 57, faz a ponte entre as crianças e a professora.

Na creche e pré-escola estão matriculadas 302 crianças, de 0 a 5 anos. Dentre elas 26 são estrangeiras, sendo 22 brasileiras.

As crianças estrangeiras que já têm um pouco de compreensão do idioma japonês vão para a classe normal.

A diretora da instituição, Hatsuyo Hiraki, disse para o jornal Mainichi “anteriormente já vimos crianças que choravam por não conseguir transmitir seu pensamento. Queremos transformar este espaço em local onde todas possam ser compreendidas”.

A diretora de uma NPO de Tóquio que dá apoio às crianças estrangeiras de 35 países diferentes, no total de 700 pessoas, declarou que nunca ouviu falar de creche e pré-escola municipal com essa iniciativa, a qual elogiou pelo ponto de vista da formação da identidade das crianças.

Fonte: Mainichi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Valor histórico de 5 milhões de ienes por 2 melões

Publicado em 24 de maio de 2019, em Economia

O primeiro leilão dos melões Yubari da era Reiwa obteve o valor histórico, bem acima da oferta do último ano Heisei.

Preciosos melões obtém valor recorde (ANN)

Nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (24) foi aberto o primeiro leilão da era Reiwa dos melões da variedade Yubari, em Sapporo (Hokkaido).

Publicidade

No mercado central os produtores desse melão especial levaram os seus melhores frutos colhidos para exibir aos compradores.

Essa variedade híbrida chamada de Yubari King, cultivada em estufa, na cidade homônima, tem carne cor próxima ao mamão papaya, suculenta e com alto grau de doçura. É considerado um melão de luxo, sonho de consumo das famílias japonesas.

Caso queira experimentar o sabor único aliado ao aroma especial, pesquise na web 夕張メロン. Poderá encontrar uma unidade de cerca de 2Kg na faixa de 5 a 7 mil ienes.

Só por curiosidade, no primeiro leilão realizado em Sapporo, em 7 de maio de 1985, uma caixa com duas unidades obteve o valor de 60 mil ienes. Desde 2007 os valores passaram para a casa dos milhões de ienes.

Nesse primeiro da era Reiwa um caixa com 2 melões foi leiloada pelo valor recorde de 5 milhões de ienes, bem superior aos 3,2 do ano passado.

O presidente Yoshihiro Iwata, da Pokka Sapporo Food & Beverage, declarou “dei o lance com sentimento de gratidão aos produtores e à cooperativa agrícola, além de ser o primeiro da era Reiwa”.

A caixa preciosa foi levada ao ex-prefeito da cidade de Yubari, seguindo no dia seguinte para ficar exposta ao público no Aeroporto de Shin Chitose.

Após a exposição os melões irão para um centro de pesquisa para análise do aroma, da cor e suas propriedades, em nome do desenvolvimento do produto.

Fontes: ANN, Asahi e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!