Foto do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NHK)
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão – NIID notificou oficialmente os residentes de uma cidade na periferia de Tóquio que começará a manusear o vírus Ebola e outros perigosos em seu departamento na capital.
Publicidade
Um laboratório instalado no Murayama Research Buildings do NIID em Musashi Murayama no ano de 2015 é o único no Japão capaz de manusear patógenos do nível de biossegurança mais alto, conhecido como BSL-4.
Nenhum dos vírus mais perigosos foi manuseado no laboratório ainda, devido à falta de suporte dos residentes locais.
Na quinta-feira (30), autoridades do instituto realizaram uma reunião com residentes para transmitir o plano de importar os vírus do exterior, mantê-los e usá-los no laboratório para testes e outros propósitos.
Eles disseram que precisam fortalecer as medidas contra doenças infecciosas antes do influxo de pessoas no ano que vem quando Tóquio sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas.
O ministro da saúde visitará Musashi Murayama para fazer explicações, disseram.
Autoridades disseram que não vão informar quando os vírus serão entregues ao laboratório, citando razões de segurança. Os residentes disseram que suas preocupações não foram apaziguadas.
Uma autoridade do instituto disse que vai considerar medidas de segurança adicionais e buscar aumentar a transparência ao revelar informações sobre o que será realizado no laboratório.
Fonte: NHK