Kodomo Shokudo: ação social e voluntária que salva as crianças

Apesar do Japão ser uma nação desenvolvida há crianças de famílias em estado de pobreza. A existência do Kodomo Shokudo ajuda e muito!

Local onde as crianças podem ir sozinhas para receber refeição e socializar (divulgação)

Para compreender o que é Kodomo Shokudo (こども食堂), o conceito é proporcionar local para servir refeição a zero iene ou de baixíssimo custo, onde qualquer criança possa ir sozinha. 

Publicidade

Não existe uma definição rígida. Há refeitórios onde mãe e filhos podem ir, crianças cujos pais trabalham até tarde, enfim, depende dos voluntários locais. Há outros onde voluntários auxiliam nas tarefas e há também os que oferecem lazer e brincadeiras antes e depois das refeições. O estilo é livre, sem amarras.

Esses refeitórios são de grande ajuda para as crianças e, desde 2012, quando começaram os primeiros, vêm aumentando a cada ano. São criados e mantidos por voluntários do bairro, em uma grande ação social recebendo contribuições para a manutenção.

Gráfico mostra o aumento do Kodomo Shokudo a cada ano (divulgação)

Segundo a ONG Musubie, que abriga todos esses refeitórios do arquipélago, em 2019 o número subiu para 3.718 ou 160% a mais que o ano anterior.

Importância do refeitório na pobreza infantil

Atualmente há 19.892 escolas primárias em todo o Japão. A intenção é chegar a ter um refeitório da criança, na tradução livre, em cada bairro onde há escola. Assim, todos os pequenos poderão ter acesso a esse benefício.

A refeição aquece o estômago e o coração da criança (divulgação)

Em números Tóquio, Osaka e Kanagawa são as províncias com mais refeitórios. Mas em proporção às escolas as províncias de Okinawa (61%), Shiga (53%), Tóquio (37%) e Tottori (35%) são as que mais oferecem o serviço nos bairros. 

Okinawa é a província com maior índice de pobreza infantil do país, chegando a 30%. Para ter uma ideia é 1,8 vez maior do que a média das demais províncias. 

Na província são 41 cidades, vilas e vilarejos, sendo que em 26 há 134 refeitórios da criança, portanto ainda há muito o que fazer em Okinawa.

Efeitos positivos do Kodomo Shokudo

As crianças têm um local para ir, melhoram o relacionamento interpessoal, observa-se melhoria no aprendizado, além do aumento do senso de autoeficácia. Também, tem ficado claras as mudanças positivas na relação pais e filhos. 

Por tudo isso a ONG informou que pretende continuar firmemente no propósito pois foram constatados efeitos positivos para as crianças e suas famílias.

Voluntários providenciam local, preparam comida e atendem as crianças (divulgação)

Fonte: divulgação

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ginasial de Gunma raptada e confinada pelo professor iria ser abusada

Publicado em 27 de junho de 2019, em Crime

A estudante que foi raptada de sua casa foi encontrada poucas horas depois pela polícia. O criminoso é professor da escola onde ela é aluna.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!