Efetivo em 17 de junho, turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália não vão mais precisar de visto para visitar o Brasil.
Viajantes com passaporte válido poderão explorar o Brasil por até 90 dias, com a possibilidade de estender suas estadas para até 180 dias.
A medida foi anunciada em março antes da visita oficial do presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca.
Desde o anúncio, o Brasil já observou um aumento no interesse de viagem de turistas dos quatro países. Em março, buscas por voos da Austrália ao Brasil tiveram alta de 36% ante o ano anterior.
Os americanos vivenciaram um auge similar, com um aumento de 31% em buscas por voos após o anúncio da isenção de visto.
Rotas adicionais para várias cidades no Brasil
No último ano, companhias aéreas em todo o mundo lançaram rotas adicionais para várias cidades no Brasil. Em novembro de 2018, a maior aérea do Brasil, a GOL, lançou novas rotas diretas do Brasil para Miami e Orlando. A Virgin Atlantic e a Norwegian Air também anunciaram novos voos diretos de Londres a São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
A American Airlines é a companhia aérea líder com rotas dos EUA para o Brasil, com voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus.
Meta de aumentar o número de turistas estrangeiros
O Brasil tem implementado uma série de mudanças ao longo dos últimos anos visando aumentar o número de turistas que visitam o país.
Visitantes europeus desfrutam há algum tempo de isenção de visto para viajar ao Brasil e aqueles de alguns países vizinhos da América Latina podem circular livremente para dentro e fora do Brasil desde que tenham um cartão de identificação, sem a necessidade de passaporte.
Durante as Olimpíadas de Verão em 2016 no Rio de Janeiro, o Brasil eliminou temporariamente sua exigência para viajantes dos quatro países que agora são isentos de visto a fim de aumentar o turismo em torno do evento.
Em 2017, o país anunciou que visitantes desses quatro países não precisariam mais visitar um consulado ou embaixada para tirar vistos e ao invés disso poderiam solicitá-los online por uma taxa de 40 dólares.
De acordo com o Ministério de Turismo do Brasil, a mudança para o e-visa resultou em uma aumento de 35% no número de solicitações recebidas pelo departamento em 2018.
Muitos que vieram às Olimpíadas de 2016 indicaram vontade de visitar o Brasil novamente
Além disso, uma pesquisa conduzida pelo ministério revelou que 88% dos visitantes que vieram às Olimpíadas em 2016 indicaram vontade de retornar ao Brasil, principalmente se a política de isenção de visto continuasse.
A intenção do governo brasileiro é chegar a 12 milhões de turistas por ano até 2022. Caso consiga, praticamente terá dobrado o número de visitantes em comparação com o número atual, de 6,6 milhões.
A medida é unilateral. Dessa forma, os brasileiros que desejarem visitar os EUA, Canadá, Japão e Austrália precisam solicitar visto de entrada, conforme as regras vigentes em cada país.
Fonte: CNN