As autoridades sanitárias das províncias de Aichi e Mie alertam para a epidemia da doença mão-pé-boca (DMPB), a qual afeta principalmente bebês e crianças pequenas.
A informação de quinta-feira (4) é de que no período de uma semana, a partir de 24 de junho, foram registrados 5,1 pacientes por instituição médica em Aichi. Esse número ultrapassa o padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, que é de 5. A partir dele, a doença passa-se a ser considerada epidemia.
Em Mie, o quadro é ainda mais severo, chegando a 13 por instituição hospitalar.
Em Gifu, a situação é mais amena, com 1,51 paciente por instituição, mas não se pode descuidar pois o vírus ou enterovírus prolifera no verão.
Fazia 2 anos que não ocorria uma epidemia dessa síndrome em Aichi. As autoridades recomendam que as crianças não compartilhem toalhas e que lavem as mãos cuidadosamente para evitar o contágio.
A infecção produz erupções bolhosas nas mãos, pés e mucosa oral. As crianças apresentam febre e não têm vontade de comer. Como ainda não há vacina, a melhor forma de proteger os pequenos é evitando o contágio.
Saiba mais sobre essa síndrome ou doença tocando aqui para ler a matéria.
Fontes: CBC TV e CTV