Com a onda de calor, principalmente após o anúncio do fim do período das monções em Tokai e Kanto Koshin, a preocupação é com os riscos de hipertermia.
Quando é leve, os sintomas mais comuns apresentados são tontura, tontura ao se levantar, câimbra nas pernas, dor de cabeça e náusea.
Quando os sintomas progridem para grave, não é mais possível ter autocontrole. A pessoa desmaia, ou tem convulsão, pode ter distúrbios nos órgão vitais. Se não for socorrida a tempo pode perder a vida. Nesse caso, até que ambulância chegue recomenda-se esfriar as regiões do pescoço, axilas e virilhas.
1 a cada 10 casos foi dentro de casa
E se pensa que as vítimas são aquelas que estão ao ar livre, uma a cada 10 pessoas tem hipertermia dentro de casa. Foi o que se constatou com uma pesquisa realizada pela Asahi Kasei, nos últimos 2 a 3 anos. A temperatura de dentro de casa era, em média, de 28ºC no quarto e de 25ºC na sala.
Por isso, o ideal é fazer reposição colocando uma pitada de sal integral na água de beber. Para quem transpira bastante perde de 3 a 4 gramas dos minerais do sal a cada 1 litro de suor.
Além disso, é preciso prestar atenção na alimentação com bons nutrientes. Assim o corpo fica mais resistente.
Semana com temperaturas elevadas, mais de 35ºC
Enquanto as crianças de férias ficam felizes por poderem ir à piscina ou à praia, os adultos que trabalham precisam tomar cuidado com o pico do verão.
Mesmo nas regiões onde ainda não foi anunciado o fim do período das monções como Tohoku e Hokkaido, o sol vai brilhar na maioria dos próximos 10 dias. A previsão da temperatura máxima é de mais de 35ºC em Tohoku, chegando a uma diferença de 14ºC em relação à mínima.
Em Hokuriku não é muito diferente, com diferença que chega a 11ºC, dependendo do dia.
Nas regiões Tokai, Kansai e Chugoku os termômetros poderão variar de 36 a 40ºC, um calor exagerado. Nem as províncias de Kyushu e Okinawa não amargarão tanto calor.
Por isso, para quem reside na região Tokai precisa redobrar os cuidados para se prevenir para não passar mal.
→ Leia 3 formas de conferir se está desidratado, isso pode salvar sua vida.
→ Saiba sobre a insolação e hipertermia e como evitá-las.
Veja a previsão de 10 dias a partir de segunda-feira, por região, elaborada pelo site Tenki.
Fontes: New Switch, Buzz Feed, JMA, Tenki e Yahoo!