Quando se fala em expectativa média de vida é o que se espera que um recém-nascido viva caso os padrões de mortalidade da atualidade não sofram mudança.
De acordo com a informação do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar-MHLW os dados de 2018 mostram recordes para ambos os sexos. A expectativa de média de vida da mulher é de 87,32 enquanto que para o sexo oposto é de 81,25 anos.
Houve um leve aumento em relação ao ano anterior, 2017, quando foram encontradas médias de 87,26 e 81,09, respectivamente.
Assim, as mulheres japonesas continuam em segundo lugar no mundo, perdendo para Hong Kong, onde a média foi de 87,56. As espanholas estão em terceiro, com 85,73 anos.
Os homens continuam em terceiro no ranking, sendo que em primeiro lugar também é de Hong Kong, com média de 82,17 e em segundo a Suíça, com 81,4.
O MHLW acredita que a causa para essa longevidade é a queda proporcional de pessoas que morrem de doenças cerebrais, cardíacas, de câncer, entre outras. Além disso, há uma elevação da consciência para a saúde, fatores que afetam a expectativa de vida.
Fontes: ANN, Nikkei e Google