A macarronada é um prato que remete aos almoços de domingo, com molhos fartos de frango ou carne bovina. E quando sobra, o que fazer?
Tanto a macarronada pronta quanto só o macarrão cozido podem ser conservados na geladeira ou no congelador.
Assim, naquelas noites em que está com fome, mas bate aquela preguiça de cozinhar, tendo umas porções de macarronada ou espaguete ao molho no congelador, tudo fica mais fácil.
Dica inicial
Antes de guardar o espaguete cozido ou já com molho, cobrir a tigela com um filme plástico e levar à geladeira, a dica é colocar azeite de oliva. Ou, manteiga se o espaguete ainda estiver morno ou quente. Assim, o macarrão não vão grudar um no outro e, depois de reaquecido, não ficará empapado e continuará delicioso.
O conservado na geladeira deve ser consumido em no máximo 3 dias.
Macarronada no congelador
Caso queira conservar a macarronada ou só o macarrão cozido no freezer, há algumas dicas.
Em primeiro lugar, a recomendação é a mesma do armazenamento no refrigerador: usar azeite de oliva para não grudar. Depois, dividir em porções separadas e embrulhar em filme plástico. O ideal é pegar um utensílio plano como os potes plásticos, forrar com filme plástico, para depois embrulhar. Dessa forma, ficam planos, do mesmo tamanho e mais fáceis para guardar.
Em seguida, coloque cada um dos embalados em saquinhos para congelamento (freezer bag). Contudo, lembre-se de retirar o ar antes de fechar os saquinhos.
Para não perder o sabor, a super dica é resfriar rapidamente. Se colocar os saquinhos sobre uma bandeja de metal forrada com papel alumínio para levar ao freezer, vai congelar mais rapidamente. Depois de congelados, pode retirar a bandeja.
Para descongelar
Para manter o sabor delicioso, o ideal é deixar que descongele naturalmente dentro da geladeira. Depois, levar ao forno de microondas para aquecer.
Se guardou o molho separado do espaguete, tem outra forma de descongelar. O molho deve ser descongelado naturalmente dentro da geladeira. O macarrão congelado pode ser mergulhado dentro da panela com água fervente por 1 minuto.
Com ambos quase descongelados, coloque o macarrão e o molho em uma frigideira para aquecê-los. Ficam saborosos.
Dica final
Se pretende congelar o espaguete para facilitar o trabalho no dia seguinte ou no fim de semana, a dica é desligar o fogo cerca de 2 minutos antes do ponto al dente. Aparentemente duro, com essa dica o macarrão vai ficar no ponto ao ser descongelado. E lembre-se colocar o azeite de oliva ou manteiga para congelar.
Bom apetite!
→ Para conferir outras receitas, toque aqui.
Fonte: Olive Hitomawashi