Uma espécie bem cotada nos restaurantes de luxo, especializados em comida japonesa, foi capturada nas redes de um pescador, perto de Himeji.
Chamado de ‘hamo’ é bem cotado pelos restaurantes de luxo (Kobe Shimbun)
Na tarde de 24 um pescador pertencente à Cooperativa de Pesca Boze, de Ieshima-cho (Hyogo), viu que tinha capturado um congro gigante. Ele pescava nas águas do arquipélago Ie quando isso aconteceu.
Publicidade
No final da tarde, ao desembarcar, foi levar o peixe na cooperativa pois é uma espécie bem cotada pelos restaurantes de luxo de Quioto e Osaka, ainda mais desse tamanho.
Tem 1,60m de comprimento e pesa 10Kg, cerca de 10 vezes mais pesado do que os comercializados no dia a dia.
Um representante do aquário local foi até a cooperativa na quinta-feira (25) para ver o pescado. “É a primeira vez que vejo um congro tão pesado. Em geral, pesam de 1 a 3Kg”, comentou surpreso.
O peixe gigante não foi despachado para um dos restaurantes. Foi recolhido pelo aquário local para ser apreciado pelo público, pela beleza das escamas e tamanho.
A título de curiosidade o congro tem nomes diferentes dependendo da região. Em Himeji é chamado de hamo (ハモ), em Hiroshima é parecido, hamu (ハム); em Tokushima é suzu (スズ), em Quioto é battamo (バッタモ), em Fukui é chamado de unihamo (ウニハモ) e em Nagasaki, de kamasuanago (カマスアナゴ).
Por isso, ao ver no menu, saiba que é o mesmo congro, uma espécie de enguia.
Tem 1,6m de comprimento e 10Kg (Kobe Shimbun)
Fonte: Kobe Shimbun