Vinte pessoas foram mortas e 26 ficaram feridas em um ataque a tiros no sábado (3) na cidade de El Paso, no Texas, Estados Unidos.
O governador Greg Abbot descreveu a situação como “um dos dias mais mortais na história do Texas”.
O massacre aconteceu em uma loja da rede Walmart perto do shopping Cielo Vista, a alguns quilômetros de distância da fronteira entre os EUA e o México.
Um homem de 21 anos está sob custódia. A polícia disse que o suspeito era residente da cidade de Allen, a cerca de 1.000Km de El Paso.
A mídia dos EUA divulgou seu nome, Patrick Crusius.
Imagens de circuito fechado do atirador e transmitidas na mídia dos EUA mostram um homem de camiseta preta com protetores de ouvido e um tipo de fuzil em mãos.
O presidente dos EUA Donald Trump descreveu o ataque como “ato de covardia”.
“Eu sei que estou com todos neste país para condenar esse ato de ódio de hoje. Não há razões ou desculpas que justificarão matar pessoas inocentes”, escreveu ele no Twitter.
Os nomes das vítimas no ataque ainda não foram divulgados. Entretanto, o presidente do México Manuel Lopez Obrador disse que três mexicanos estavam entre os mortos, divulgou a agência Reuters.
O ataque ocorre menos de três semanas após um atirador adolescente ter matado 3 pessoas em um festival gastronômico na Califórnia. O ataque a tiros no Texas foi considerado o oitavo mais mortal na história dos EUA.
A polícia e o FBI estão investigando se um “manifesto”nacionalista branco anônimo, compartilhado em um fórum online, foi escrito pelo atirador. O documento diz que o ataque tinha como alvo a comunidade hispânica local.
“Hands up! Hands up!”
Videos show people being evacuated from the Cielo Vista Mall in El Paso, Texas amid the mass shooting at a Walmart that killed at least 20 people and left more than two dozen others injured. https://t.co/WG7XeQua9n pic.twitter.com/tyuatkD2up
— ABC News (@ABC) August 4, 2019
Fonte: BBC