O vulcão na ilha de Stromboli, na Itália, entrou em erupção na quarta-feira (28), lançando uma massiva nuvem de fumaça e cinzas a uma altura de 1,6Km. Em julho um homem morreu no local após uma erupção.
O vulcão Stromboli visto de um navio. Ele é um dos três mais ativos na Itália (ilustrativa/banco de imagens)
Um vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção na quarta-feira (28), lançando uma massiva nuvem de fumaça e cinzas a uma altura de 1,6Km – quase dois meses após uma explosão similar ter causado a morte de um homem no local, de acordo com reportagens.
Publicidade
A explosão de “alta intensidade” no sul da Itália ao largo da costa siciliana foi registrada um pouco depois do meio-dia, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia. Não houve relatos de vítimas.
A explosão, que foi classificada como “evento paroxístico” produziu um fluxo piroclástico – uma mistura de gás, rochas e cinza vulcânica que se move rapidamente – que se estendeu por várias centenas de metros até chegar ao mar, de acordo com o CNN.
Na erupção de julho, o vulcão lançou magma quente acumulado em uma explosão poderosa que causou a morte do alpinista Massimo Ines de 35 anos, e deixou o popular destino turístico coberto de cinzas.
Na quarta-feira, imagens em vídeo mostraram um grupo de italianos fugindo da pequena ilha em pânico enquanto nuvens gigantescas de cinzas passavam sobre o mar, de acordo com o site Telegraph.
Especialistas acreditam que o vulcão Stromboli, parte das Ilhas Eólias, tem estado em erupção contínua por pelo menos 2.000 anos, com lava incandescente, cinzas e rochas vulcânicas sendo regularmente expelidas de seu cone.
“A situação está sob controle, mas mesmo assim ativamos os procedimentos normais de proteção civil”, disse Marco Giorgianni, prefeito de Lipari, a área mais populosa da área das ilhas.
Fonte: NYP