As vendas de carros japoneses na Coreia do Sul caíram de forma acentuada em julho, enquanto um conflito amargo entre os dois países provocou uma reação negativa dos consumidores.
Dados da indústria mostram que as vendas da Toyota diminuíram 32% ante o ano anterior, enquanto as da Honda caíram 34%.
Os sul-coreanos vêm boicotando produtos japoneses após Tóquio ter imposto em julho restrições de exportações sobre materiais de alta tecnologia que a Coreia do Sul depende para produzir semicondutores e telas para sua crescente indústria de eletrônicos.
O conflito esquentou na semana passada quando o Japão disse que removeria a Coreia do Sul de sua lista de parceiros comerciais de confiança.
A medida de tirar a Coreia do Sul da chamada “lista branca” foi recebida com irritação e ameaças de retaliação.
Tóquio já havia endurecido os controles sobre principais produtos de exportação, espalhando temores de riscos ao setor de eletrônicos global.
Na segunda-feira (5), o governo sul-coreano apresentou planos para investir cerca de $6,5 bilhões para tentar desenvolver produtos e materiais que atualmente o país compra do Japão.
“Queremos transformar a crise em uma oportunidade para a indústria de materiais, peças e equipamentos”, disse o ministro da indústria sul-coreano Sung Yun-mo aos repórteres.
Entretanto as medidas, as quais Tóquio disse terem base em preocupações de segurança nacional, levaram os sul-coreanos a boicotar produtos japoneses e serviços, incluindo carros, cerveja e viagens turísticas.
“Visitas a showrooms estão diminuindo enquanto consumidores estão adiando a assinatura de contratos”, disse um oficial da Honda Korea ao Reuters, após a divulgação dos dados de vendas de julho da Korea Automobile Importers & Distributors Association.
Fonte: BBC