A partir de sexta-feira (23) uma das lojas de Isogo-ku, Yokohama (Kanagawa), da rede Lawson passa a funcionar no sistema “zero funcionário de madrugada” (tradução livre de 深夜に店員ゼロ), em fase experimental.
A loja smart reforçou a instalação de câmeras de segurança com o triplo do normal e para entrar no horário da meia-noite às 5h o cliente precisa de um código QR ou se identificar deixando tirar foto do rosto. Ele mostra o código, passando seu smartphone, em um equipamento que faz a leitura para abrir a porta.
Ao entrar há uma cortina nos caixas e na seção de bebidas alcoólicas, sem nenhuma presença de funcionário atrás dos caixas. Na realidade, sem aparecer, o único funcionário fica nos fundos fazendo controle de estoque e reposição.
O cliente pega as mercadorias desejadas e vai para o caixa de autoatendimento fazer o pagamento. Pode pagar com dinheiro em espécie, cartão de crédito ou outros como Suica, Pasmo, PayPay, LINE Pay e outros.
Para evitar furtos uma empresa de segurança, contratada, monitora as câmeras. Caso isso ocorra essa empresa envia imediatamente seguranças para as medidas. Além disso, o código QR contém dados do cliente. Por isso, no caso de furto fica mais fácil identificar o elemento.
Na saída não há necessidade de passar o código QR. O período experimental é de 6 meses.
Fontes: ANN, Sankei e IT Media