Autoridades japonesas conduziram neste domingo, 1º de setembro, Dia Nacional de Prevenção de Desastres, um exercício em preparação para um megaterremoto que poderá atingir a área metropolitana.
Primeiro de setembro é o dia que o Japão lembra o Grande Terremoto de Kanto de 1923, que deixou mais de 100.000 mortos em Tóquio e seus arredores.
O exercício deste ano foi baseado no cenário de um terremoto de magnitude 7,3 ocorrendo por volta das 7h, com epicentro dentro dos 23 bairros de Tóquio e registrando 6 ou 7 na escala japonesa de intensidade sísmica que vai de 0 a 7, na região sul de Kanto.
Como parte do exercício, ministros e oficiais se reuniram no escritório do primeiro-ministro e realizaram uma reunião de emergência da força tarefa. Eles foram informados da extensão dos danos e discutiram a resposta do governo.
Eles também realizaram uma conferência em vídeo com o governador da província da Chiba, onde danos severos poderiam ser esperados em tal grande terremoto. Eles foram informados da situação e avaliaram que tipo de assistência seria necessária.
Ministros do gabinete confirmaram princípios básicos, como colocar prioridade em operações de busca e resgate e manutenção das funções de Tóquio como capital do país.
O primeiro-ministro Shinzo Abe realizou uma conferência de imprensa, explicando a resposta do governo e pedindo às pessoas que evacuassem para locais seguros e mantivessem a calma.
Outros exercícios foram realizados em todo do Japão neste domingo.
Fonte: NHK