O Eikan-do, formalmente conhecido como Templo Zenrin (Zenrin-ji), pertence à seita Jodo do Budismo japonês.
Localizado ao norte do complexo Nanzen-ji, o Eikan-do é muito famoso por suas cores no outono e iluminações especiais noturnas que ocorrem na temporada. O templo tem uma longa história e há uma variedade de construções e um jardim com lago que os visitantes podem explorar.
Um nobre da corte do Período Heian (710-1185) doou sua vila a um sacerdote, que a converteu em um templo sob o nome Zenrin-ji (templo em um bosque calmo). Em sua fundação, o Zenrin-ji fazia parte da seita Shingon e seu primeiro sacerdote chefe era um discípulo do grande Kobo Daishi, o fundador do grupo religioso.
No século 11, o Zenrin-ji tinha um sacerdote chefe popular chamado Eikan, de quem o templo recebeu o nome, Eikan-do (salão Eikan). O Eikan é reconhecido com a compra do principal objeto de veneração do templo, uma estátua incomum de Amida Buddha com sua cabeça virada para o lado.
De acordo com a lenda, Eikan estava caminhando pelo templo um dia quando a estátua, que originalmente estava virada para frente, moveu sua cabeça em direção ao sacerdote e conversou com ele.
No século 13, um sacerdote chefe posterior converteu o templo para a linha Jodo (Terra Pura), visto que ele havia ficado grandemente impressionado pelo fundador Honen da seita, cujo mausoléu fica em um templo próximo, o Chionin.
As principais construções do Eikan-do são erguidas ao longo da base de uma colina e conectadas por corredores de madeira.
A primeira construção que o visitante entra é a Shakado (salão do Buda histórico) com um pequeno jardim de pedras e portas de correr (fusuma) belamente pintadas.
Caminhando pelos corredores, os visitantes também passam pelo Miedo que consagra o fundador Honen da seita Jodo e Amidado (salão Amida) que abriga o principal objeto de veneração do templo, a estátua de Amida com a cabeça virada para o lado.
A construção mais reconhecida do Eikan-do, entretanto, é seu Pagode Tahoto, que fica entre as árvores no lado da colina acima das outras construções do templo. O pagode no estilo Tahoto são estruturas de dois andares, de onde a parte restante dos terrenos do templo e da cidade de Quioto pode ser vista. A vista do pagode é principalmente atrativa no outono, quando as árvores bordo dos terrenos do templo estão mudando de cores.
Um outro local atrativo durante o outono é o Lago Hojo, em torno do qual um atrativo jardim foi cultivado. Pequenos fluxos passam pelo templo e se conectam a esse lago principal, no centro do qual fica um pequeno templo em uma ilha. A visualização das cores de outono são melhores na segunda metade de novembro, quando o templo fica aberto durante a noite para iluminações especiais.
O Eikan-do fica a uma caminhada de 15 a 20 minutos da estação de metrô mais próxima, a Keage na linha Tozai ou uma caminhada de 5 minutos a partir da parada de ônibus mais próxima, a Nanzenji-Eikando-michi.
Lembre-se sempre que Quioto é uma cidade muito movimentada, repleta de turistas, e nas temporadas mais movimentadas como o outono o recomendado é ir aos locais turísticos de transporte público.
Eikan-do (永観堂)
- Funciona das 9h às 17h (entrada permitida até as 16h)
Horários noturnos especiais durante as iluminações de outono - Valor da entrada: 600 ienes (no outono o valor para entrada diurna é de 1.000 ienes e noturna é 600 ienes)
- Site para informações: http://www.eikando.or.jp/
- Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização
As imagens na matéria são antes da pandemia de coronavírus.
Fonte: Japan Guide