Autoridades japonesas estão fazendo treinamentos a fim de responder a um possível surto de infecções virais transmitidas por mosquitos, antes das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Cerca de 160 funcionários do Governo Metropolitano de Tóquio, do Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos participaram de um exercício nesta segunda-feira (2) no jardim e parque no centro do Tóquio, o Shinjuku Gyoen.
Para o exercício foi suposto que um mosquito carregando o vírus da dengue havia sido pego na cidade.
Os participantes do exercício verificaram áreas de gramado, as quais geralmente os mosquitos habitam, e borrifaram inseticida.
A dengue é uma doença viral marcada em humanos por febre alta, dores nas juntas e outros sintomas.
Países do sudeste asiático sofreram surtos de febre da dengue neste ano. A doença causou a morte de mais de 600 pessoas nas Filipinas.
Autoridades estão preocupadas de que ela possa se espalhar para o Japão. Mais de 160 pessoas foram infectadas há cerca de 5 anos.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID planeja intensificar suas verificações de mosquitos para os vírus da dengue e zika ao longo do próximo ano.
Shinji Kasai, pesquisador sênior no NIID, diz que eles confirmarão antes dos Jogos de Tóquio no próximo ano se preparações adequadas foram realizadas.
Fonte: NHK