A ginkgo biloba, também conhecida como maidenhair, é amplamente cultivada em muitas áreas urbanas no mundo todo como árvore ornamental e para oferecer sombra fresca.
As ginkgos se adaptam bem ao ambiente urbano por causa de sua habilidade única de tolerar poluição, se desenvolver em espaços confinados e geralmente são resistentes a doenças e insetos.
Exemplos da tenacidade das ginkgos podem ser vistos em Hiroshima, onde várias delas crescendo perigosamente perto de onde a bomba atômica foi lançada em 1945 estavam entre os poucos seres vivos na área que sobreviverem à explosão.
No Japão, onde ela é conhecida como “icho”, a árvore é encontrada em todo o país – em templos, parques urbanos e ao longo de ruas de cidades. Ela é a árvore oficial de Tóquio e suas folhas são símbolo da capital do Japão.
Dentre as muitas ruas com fileiras de ginkgos em Tóquio está a Icho Namiki ou Gingko Avenue localizada no Meiji- Jingu Gaien, a mais popular.
A Icho Namiki é uma rua de 300 metros de extensão com duas fileiras de ginkgos em cada lado que são mantidas impecavelmente aparadas até o outono, por volta de novembro, quando todas as folhas adquirem a cor amarelo brilhante.
As folhas caem logo em seguida, cobrindo as ruas e calçadas. Multidões vão até o local para apreciar o espetáculo, caminham em meio às folhas ou relaxam em um dos cafés ao longo da rua.
Para ver onde fica, toque aqui para abrir o mapa.
Fonte: Amusing Planet