A raiz tuberosa amada pelos sul-americanos e povos do sudeste asiático, conhecida por mandioca, macaxeira, aipim e outros nomes, está na fase de colheita em Gunma.
No sábado (28) foi dado início à Mandioca Farm, venda temporária e direta aos consumidores de Gunma, em Oura-gun Oura-cho.
Nobunari Shimada, 49, deu início ao cultivo em 2017 e convidou outros colegas da cooperativa. Começaram com um grupo de 6 e este ano são 12, com área total de plantio de 7 hectares. A colheita é vendida diretamente ao público e, segundo Shimada, 70% são de vendas antecipadas. Ele explica que teve cliente que encomendou 100Kg.
No primeiro dia de vendas diretas foram 2 toneladas da raiz tuberosa. “Não há nada que me faça mais feliz do que ver as pessoas contentes por poderem desfrutar do sabor da terra natal”, disse Shimada.
O local de vendas é um canto de uma das plantações perto da prefeitura, do lado sudoeste. O período segue entre 1.º a 31 de outubro, das 10h às 19h. O calendário de novembro ainda não está definido. O quilo da mandioca custa a partir de ¥600.
Fonte: Jomo Shimbun