O Palácio Imperial de Quioto (Kyoto Gosho) foi a residência da Família Imperial do Japão até 1868, quando o imperador e a capital foram movidos de Quioto para Tóquio.
O palácio fica no espaçoso Parque Imperial de Quioto (Kyoto Gyoen) que é um local atrativo no centro da cidade que também abrange o Palácio Imperial Sento (Sento Gosho) e algumas outras poucas atrações.
O atual Palácio Imperial foi reconstruído em 1855 após ter sido danificado por incêndio e movido pela cidade várias vezes ao longo dos séculos. O complexo é cercado por longas muralhas e consiste de vários portões, salões e jardins.
As cerimônias de entronização dos imperadores Taisho e Showa ainda eram realizadas no salão principal do palácio. O Palácio Imperial de Tóquio é agora usado para cerimônias de entronização.
Antigamente o palácio era acessível somente com tours guiados que exigiam reservas antecipadas, mas agora os visitantes podem entrar e explorá-lo livremente (embora tours em inglês ainda estejam disponíveis). Os visitantes podem ver as construções e jardins do palácio, mas note que não é possível entrar em nenhuma das construções.
Além do Palácio Imperial e dos recintos do Palácio Sento, alguns outros locais históricos ficam no Parque Imperial de Quioto, incluindo a Mansão Kaninnomiya, antiga residência de nobres da corte que é aberta ao público na quadra sul do parque. Não muito longe fica uma pequena vertente de santuário do famoso Santuário de Itsukushima de Miyajima em uma pequena ilha de um lago.
O parque de 1.300 metros de extensão e 700 metros de largura também serve como espaço recreacional tanto para turistas como residentes, incluindo atrativas trilhas de cascalho, gramados e bosques.
Uma bela cerejeira-chorão fica ao lado do Lago Konoe na quadra noroeste do parque e geralmente está no auge da floração por duas ou três semanas do fim de março a meados de abril.
O Palácio Imperial de Quioto fica a uma curta viagem de metrô a partir da estação de Quioto ao longo da linha Karasuma. Desça na estação de Marutamachi ou Imadeagawa. Note que a estação de Imadegawa é mais próxima do portão de entrada do Palácio Imperial do que a de Marutamachi.
Palácio Imperial de Quioto (京都御所 Kyoto Gosho)
- Horários de funcionamento:
das 9h às 17h (abril a agosto)
das 9h às 16h30 (setembro e março)
das 9h às 16h (outubro a fevereiro) - Entrada permitida até 40 minutos antes do fechamento
- Fecha as segundas-feiras (ou no dia seguinte se a segunda for feriado), 28 de dezembro a 4 de janeiro e fechamentos ocasionais quando o palácio é usado para a realização de algum evento
- Entrada gratuita
- Site para informações: sankan.kunaicho
- Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização