A companhia aérea de baixo custo (low cost carrier – LCC) Air Seul planeja fechar metade de seus 12 escritórios no Japão após suspender alguns voos face às relações desgastadas entre os vizinhos asiáticos, disseram fontes próximas ao assunto na segunda-feira (11).
A Air Seoul fechará escritórios em Hokkaido, Shizuoka, Toyama, Yamaguchi, Kumamoto e Okinawa após uma queda acentuada no número de viajantes sul-coreanos ter levado a companhia a suspender voos que conectam as seis províncias e Seul no mês de setembro, disseram fontes.
A LCC Air Seoul, unidade subsidiária integral estabilizada em 2015 da aérea sul-coreana Asiana Airlines, opera 10 rotas que conectam o Japão e Seul, incluindo aquelas atualmente suspensas.
As relações entre os vizinhos asiáticos afundaram ao nível mais baixo em anos após o Japão ter endurecido os controles de exportação em julho sobre certos produtos para a Coreia do Sul, o que Seul vê como retaliação por decisões de tribunais ordenando que firmas japonesas compensassem grupos de sul-coreanos por questões de trabalho em tempo de guerra.
O número de turistas sul-coreanos no arquipélago japonês diminuiu em 58,1% em setembro ante o ano anterior, totalizando 201.200, após uma queda de 48% em agosto, de acordo com a Agência de Turismo do Japão.
A Asiana Airlines e a Korean Air Lines também suspenderam ou reduziram voos, enquanto a LCC Peach Aviation, subsidiária da ANA Holdings, se tornou a primeira aérea japonesa a diminuir voos em resposta ao número reduzido de viagens feitas por sul-coreanos.
Fonte: Mainichi