O Rodong Sinmun, o Jornal dos Trabalhadores da Coreia do Norte, informou em primeira página que na quinta-feira (4) os lançamentos de 2 grandes foguetes, às 16h59, ocorreram na presença de Kim Jong-un.
Os dois foram disparados em direção ao Mar do Japão, alcançando a altitude de 100Km e teriam percorrido uma distância de cerca de 380Km.
As fotos publicadas indicam ser mísseis balísticos lançados através de uma plataforma móvel, em Hamgyong Norte.
Os lançamentos coincidiram com o Dia da Ação de Graças dos Estados Unidos e também a um mês do prazo dado por Pyongyang para a volta da mesa de negociações.
“Este experimento tem como objetivo realizar um estudo final do foguete supergrande para combate. A superioridade e a confiabilidade da tecnologia foram confirmadas”, teria dito o líder supremo, segundo o jornal.
“Embora tenham caído fora da área da EEZ-Zona Econômica Exclusiva do Japão, a sequência de lançamentos dos mísseis balísticos pela Coreia do Norte é um sério desafio, não apenas para o Japão, mas também para a comunidade internacional”, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe, logo após a confirmação dos disparos.
Desde maio, já foram confirmados 13 lançamentos.
Fontes: FNN, NHK e Sankei