Um homem de 63 anos na Alemanha morreu após contrair uma rara infecção quando foi lambido pelo seu cão.
Médicos alertaram donos de animais de estimação que busquem ajuda especializada se apresentarem sintomas como os de uma influenza após o caso raro, detalhes os quais foram publicados no Jornal Europeu de Estudos de Caso em Medicina Interna.
A infecção do homem que era saudável foi causada pela capnocytophaga canimorsus, uma bactéria que é comumente encontrada nas bocas dos cães e gatos, de acordo com o jornal. Ela é transmitida aos humanos somente em casos raros.
A bactéria pode ser transmitida através da mordida de um animal, mas o homem não havia sido mordido.
“Ele havia sido tocado e lambido, mas não mordido ou ferido, pelo seu cão, seu único animal de estimação, nas semanas anteriores”, de acordo com o jornal, produzido por médicos do Hospital da Cruz Vermelha em Bremen, na Alemanha.
Primeiro, o homem relatou sintomas como os de uma influenza e posteriormente desenvolveu sepse e púrpura fulminante, um distúrbio agudo que causa coágulos, machucados e descoloração da pele, assim como necrose.
O homem foi tratado na unidade de cuidados intensivos, mas sua saúde continuou a piorar e ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos, de acordo com os autores.
“Donos de animas de estimação que apresentarem sintomas banais, como por exemplo os da influenza, devem buscar ajuda médica urgentemente quando os sintomas são incomuns”, escreveram os médicos.
Em maio, uma mulher de Ohio, nos EUA, teve suas pernas e mãos amputadas após contrair uma rara infecção causada pela bactéria capnocytophaga canimorsus.
Os médicos dizem que a infecção provavelmente ocorreu quando seu filhote de pastor alemão lambeu uma ferida aberta.
E no fim do ano passado, cirurgiões amputaram partes do nariz e membros inferiores de uma mulher de Winsconsin, também nos EUA, após a mesma bactéria ter entrado em seu corpo.
O tipo de bactéria, capnocytophaga canimorsus, é “uma flora completamente normal na boca de um cão e geralmente não causa qualquer tipo de doença significante. Entretanto, no lugar errado, na hora errada, no paciente errado… ela pode levar a graves infecções – mas muito, muito raramente”, disse o Dr. Stephen Cole, professor de microbiologia veterinária na Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia.
Fonte: CNN