A Huawei Technologies introduzirá vários novos modelos de smartphones para as redes wireless de próxima geração 5G em tempo para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio que serão realizadas no próximo verão, disse um alto funcionário da unidade japonesa da empresa chinesa na quinta-feira (14).
Wu Bo disse em uma reunião com um grupo de jornalistas que a Huawei “colocará prioridade em usar os serviços do Google” dentre apps para os novos modelos, em meio a pesares da ação dos EUA de colocar a Huawei em uma lista negra em maio por preocupações de segurança nacional podendo deixar indisponíveis os serviços da Google nos novos aparelhos da companhia chinesa.
A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, vê a Huawei – líder nas redes wireless de próxima geração 5G – como ameaça à segurança nacional, suspeitando que seus equipamentos possam ser usados para ciberespionagem. A Huawei nega as alegações.
“Mesmo se o governo dos EUA limitar o uso (de serviços Google), temos a capacidade de construir nossos próprios serviços”, disse Bo, enfatizando que a empresa buscaria aumentar cooperação no desenvolvimento de apps originais da Huawei com engenheiros japoneses.
Serviços comerciais 5G, que podem transmitir dados a velocidades cerca de 100 vezes mais rápidas do que o 4G, devem ser lançados no Japão na próxima primavera. A tecnologia deve ser amplamente usada em áreas como direção autônoma, games e cirurgias remotas.
A Huawei é a quinta maior fornecedora de smartphones no Japão após a Apple, Sharp, Sony e Samsung, com seus envios de aparelhos contando por 6.2 por cento do total no último ano fiscal que terminou em março deste ano.
Fonte: Kyodo