A Câmara dos Representantes dos EUA votou pelo impeachment do presidente Donald Trump. O caso seguirá agora para o Senado, para um processo que deve ter início no próximo mês.
Na quarta-feira (18), a Câmara liderada por democratas debateu dois artigos de impeachment que foram aprovados pelo Comitê da Câmara dos EUA do Judiciário.
Os artigos acusaram o presidente de abuso do poder por pressionar a Ucrânia para ganho político pessoal e obstruir o Congresso ao bloquear investigações sobre sua conduta.
Trump manteve que ele não fez nada de errado, referindo-se antes aos procedentes no Twitter como um “ataque à América”.
Ele falou em uma manifestação para apoiadores em Michigan pouco depois dos resultados dos votos serem conhecidos.
Trump disse, “Nem parece que estamos sofrendo impeachment. O país está indo melhor do que antes, não fizemos nada de errado. E temos um suporte tremendo no partido republicano como nunca tivemos antes”.
Donald Trump é o terceiro presidente na história dos EUA a sofrer impeachment. Mas nenhum presidente foi removido do posto como resultado direto do impeachment.
Uma maioria de dois terços será solicitada a condenar e derrubar o presidente. Com os Republicanos mantendo grande parte da câmara, espera-se amplamente que o presidente seja absolvido.
Fonte: NHK World